sábado, 16 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação


O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades.

O tema proposto para este ano é “O Direito à Alimentação” (The Right to Food).
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, em primeiro lugar reconhece o direito à alimentação como um direito humano. O direito à alimentação é um direito universal, tanto para homens, mulheres ou crianças. Dia Mundial da Alimentação, a TeleFood: uma campanha de concertos, espectáculos desportivos e outras actividades com o objectivo de aproveitar a força dos meios de comunicação e a participação das figuras públicas para despertar o interesse dos cidadãos na luta contra a fome.
O objetivo da campanha TeleFood é fomentar a consciencialização e mobilizar recursos para microprojectos de segurança alimentar. As doações recebidas já possibilitaram que camponeses pobres de 122 países beneficiassem de mais de 1600 projectos destinados a aumentar a produção agrária e a conseguir uma alimentação mais adequada.

0 comentários: