sexta-feira, 17 de junho de 2011

Alfabeto tebano

Oi gente! Estava eu conversando com um amigo meu e ele me mostrou um alfabeto que achei muito legal, o Tebano, então lá fui eu tentar saber um pouco mais sobre esse alfabeto diferente.


O alfabeto tebano também conhecido como "alfabeto das bruxas", mas mesmo para bruxos e bruxas fazer uso dele é algo incomum, a menos que se tenho uma afeição polo mesmo.
De acordo com a maioria dos estudos ocultistas, o alfabeto tebano se originou na antiga cidade grega de Tebas. Como pode ser visto abaixo, este alfabeto tem uma forte semelhança com o alfabeto etrusco. Podemos ver a ausência das letras U, J e W, também.
Sua origem parece vir de um período anterior ao século XI e parece ter tido bases em alfabetos latinos equivalentes. Isso pode ser deduzido do fato de o latim antigo também não ter as letras U, J e W antes do século XV.
O alfabeto tebano tem uma longa história de seu uso em inscrições talismânicas e fórmulas mágicas.

2 comentários:

Unknown disse...

Como são os "ç" o "ã" o "í" enfim os acentos nas palavras?

Anônimo disse...

Por conta de ser um alfabeto que foi utilizado bastante durante o século XVI na Europa, se usava o latim como tradução e o inglês