terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Fodinha

Olá gente! Hoje vou falar sobre um jogo é uma "variação" do TrucoFodinha, para crianças chamamos de "Sodinha", mas do mesmo jeito todos se divertem com esse jogo. Ele tem esse nome, porque conforme o jogo avança você estraga o jogo dos demais. Então vamos lá:

Fodinha


  • Para jogar
    - Um baralho de Truco
    - Mantem a ordem das cartas e a regra para a maninha, a carta seguinte ao vira e valendo a ordem dos naipes (ouros, espadas, copas e paus)
  • Como funciona
    A cada rodada os jogadores ganham uma carta a mais do que no ciclo anterior, até o limite do baralho de dar uma carta para cada jogador mais o vira. Ao chegar no limite o número de cartas para cada jogador começa a reduzir, uma a menos, em relação a rodada anterior.
    O jogo começa com todos os participantes tendo 3 vidas, ou chances de errar. Essas vidas podem, apenas, ser perdidas, mas não recuperadas.
    - Rodadas com uma carta:  essa é uma exceção. Cada jogador deve receber uma carta, a qual não deve olhar,mas deve ser colocada na testa, de modo a fica exposta aos outros jogadores e vendo a carta dos outros e o vira, você deve arriscar dizer se sua carta é a maior ou não que a dos outros jogadores. Nessa rodada também vale a ideia de melar ser igual a anular a carta, entretanto a regra da soma não precisa ser respeitada. 
  • Soma e aposta
    Você deve olhar as suas cartas e "apostar" quantas das suas cartas são capazes de ganhar dos outros jogadores, mesmo sem saber a carta deles.
    - Pé da mesa: Se você for o ultimo, normalmente o que distribuidor de cartas, o número de acertos que você vai anuncias, aos demais da mesa, não pode bater com o número de cartas na mão, ao somar todas as mãos que estão fazendo. Essa regra deve ser respeitada para dificultar o jogo.
    Exemplo de um jogo com 4 pessoas, na fase em que cada um tem 5 cartas na mão.

 
  • Melar carta
    Quando vier a mesa cartas de mesmo valor ela estará melada, fazendo com que elas sejam anuladas, dessa forma, qualquer carta, independente do valor, vai ganhar a mesa. Com isso, mesmo que alguém tenha a carta 4, tida como mais fraca, se as demais jogadas forem melada essa será ganhadora.
    Mantendo o mesmo exemplo, 4 pessoas, na fase de 5 cartas
  • Como ficaram as vidas
    As vidas são perdidas pela quantidade de erros nos resultados das disputas, ou seja, se falar que ganhará 4 e ganhar apenas 2, perde-se 2 vidas. Se falar 4 e acabar ganhando apenas 1 perde-se 3 vidas de uma vez e sai do jogo.
    Exemplo: após essa rodada, do exemplo anterior, se todos ainda tivessem 3 vidas e com a Pessoa 4 tendo falado que ganharia nenhuma. 

  • Fodinha alcoólico
    Quando perder uma vida você deve beber uma dose de bebida alcoólica (normalmente: tequila, vodca e, principalmente, cachaça) e caso saia do jogo e quiser voltar bebe mais uma dose.



2 comentários:

Anônimo disse...

Jogo de viado

Anônimo disse...

Sim eu dou o cu