terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Fodinha

Olá gente! Hoje vou falar sobre um jogo é uma "variação" do TrucoFodinha, para crianças chamamos de "Sodinha", mas do mesmo jeito todos se divertem com esse jogo. Ele tem esse nome, porque conforme o jogo avança você estraga o jogo dos demais. Então vamos lá:

Fodinha


  • Para jogar
    - Um baralho de Truco
    - Mantem a ordem das cartas e a regra para a maninha, a carta seguinte ao vira e valendo a ordem dos naipes (ouros, espadas, copas e paus)
  • Como funciona
    A cada rodada os jogadores ganham uma carta a mais do que no ciclo anterior, até o limite do baralho de dar uma carta para cada jogador mais o vira. Ao chegar no limite o número de cartas para cada jogador começa a reduzir, uma a menos, em relação a rodada anterior.
    O jogo começa com todos os participantes tendo 3 vidas, ou chances de errar. Essas vidas podem, apenas, ser perdidas, mas não recuperadas.
    - Rodadas com uma carta:  essa é uma exceção. Cada jogador deve receber uma carta, a qual não deve olhar,mas deve ser colocada na testa, de modo a fica exposta aos outros jogadores e vendo a carta dos outros e o vira, você deve arriscar dizer se sua carta é a maior ou não que a dos outros jogadores. Nessa rodada também vale a ideia de melar ser igual a anular a carta, entretanto a regra da soma não precisa ser respeitada. 
  • Soma e aposta
    Você deve olhar as suas cartas e "apostar" quantas das suas cartas são capazes de ganhar dos outros jogadores, mesmo sem saber a carta deles.
    - Pé da mesa: Se você for o ultimo, normalmente o que distribuidor de cartas, o número de acertos que você vai anuncias, aos demais da mesa, não pode bater com o número de cartas na mão, ao somar todas as mãos que estão fazendo. Essa regra deve ser respeitada para dificultar o jogo.
    Exemplo de um jogo com 4 pessoas, na fase em que cada um tem 5 cartas na mão.

 
  • Melar carta
    Quando vier a mesa cartas de mesmo valor ela estará melada, fazendo com que elas sejam anuladas, dessa forma, qualquer carta, independente do valor, vai ganhar a mesa. Com isso, mesmo que alguém tenha a carta 4, tida como mais fraca, se as demais jogadas forem melada essa será ganhadora.
    Mantendo o mesmo exemplo, 4 pessoas, na fase de 5 cartas
  • Como ficaram as vidas
    As vidas são perdidas pela quantidade de erros nos resultados das disputas, ou seja, se falar que ganhará 4 e ganhar apenas 2, perde-se 2 vidas. Se falar 4 e acabar ganhando apenas 1 perde-se 3 vidas de uma vez e sai do jogo.
    Exemplo: após essa rodada, do exemplo anterior, se todos ainda tivessem 3 vidas e com a Pessoa 4 tendo falado que ganharia nenhuma. 

  • Fodinha alcoólico
    Quando perder uma vida você deve beber uma dose de bebida alcoólica (normalmente: tequila, vodca e, principalmente, cachaça) e caso saia do jogo e quiser voltar bebe mais uma dose.



12 comentários:

Anônimo disse...

Sim eu dou o cu

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Meu nome é Gustavo e há algum tempo começamos a jogar esse jogo, que para nós tinha o nome de "se fodeu", após algumas partidas de truco. O fodinha ou se fodeu é mais dinâmico e divertido que o truco e hoje deixamos de jogar o truco e ficamos apenas com ele.
Vale a pena experimentarem.

Carlos Caldeira disse...

Bom textos, pena que ainda não entendi esse jogo 😂

Anônimo disse...

Aqui onde eu moro chamamos o jogo de Te fode

Unknown disse...

Tem esse jogo para Android?

Jhonatan Serafim disse...

Tem Simmm, se chama "Leva ou não leva"

Jhonatan Serafim disse...

Para quem quiser se divertir com esse jogo para Android, pode jogar com esse app:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.jhonatanserafim.levaounaoleva

Murilo disse...

E se melar todas as cartas em uma rodada, oq acontece?

Anônimo disse...

meu deus quero saber também

Anônimo disse...

Se todas as cartas forem meladas em uma rodada, a próxima rodada vale 2 pontos, e assim sucessivamente. Pelo menos é como jogamos meus amigos e eu.

Anônimo disse...

Eu também do cu