sábado, 15 de setembro de 2012

Memórias de um sargento de milícias

   Oi gente! É eu sei que ando meio sumida, só para variar, mas hoje não irei falar de mim falarei sobre um livro que está na lista de livros da UNICAMP e da USP. O livro é Memórias de um sargento de milícias. O livro é muito bom, mesmo para quem não tem intenção de estuda-lo.
Livro: Memórias de um sargento de milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Escola literária: Romantismo brasileiro (final do período)
O livro é um romance, portanto busca afirmar a identidade no caso brasileira, por meio da literatura. É urbano por se passar na cidade, mas tem traços de contemporaneidade por tratar da cidade, mas falando do subúrbio, da vida de gente comum, deixando de falar da corte como os romances da época faziam. Isso ocorre pelo fato do livro ser só fim do romantismo, já esboçando o realismo, porém ainda é do período nacionalista por gostar de caracterizar a cidade e idealizar o romance.
A literatura na época foi muito criticada, por proporcionar uma leitura corrida em que muitas coisas vão ocorrendo, uma em seguida da outra. Girar em torno da vida de Leonardo que terá uma paixonite e seguirá os passos do pai em sua vida romântica e nas enrascadas que se meterá, mas também contará as intrigas de uma herança e os desarranjos de um casamento.
A leitura é sempre, não tendo muitas palavras complicadas ou expressões da época. Contando com a estrutura folhetinesca, em que cada capitulo seria um capitulo da "novela" Memorias de um sargento de milícias.
 

0 comentários: