sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Números e perfeições - Primeiros observadores

Oi gente! estou aqui para postar um pequeno texto que tem uma pequena história do começo da observação dos astros.

Números e perfeições - Primeiros observadores

                               

   O homem sempre observou os fenômenos astronômicos, já que esses eventos estão ligados ao cotidiano e a necessidade de se orientar no tempo e no espaço.
               Iniciou-se a revolução neolítica, com a agricultura, seguida de atividades artesanais e de comercio. Fazer calendário para a agricultura e festas religiosas, como também para viagens, isso mostra o desenvolvimento humano.
          Usando como referencia as estrelas e a Lua foi possível identificar a chegada do inverno e quando o mar estaria ruim para as navegações.
          Na Mesopotâmia os sacerdotes fazem o calendário das tarefas agrícolas e festas religiosas, isso garante a regularidade das atividades.                                                                      
           Para a observação dos astros havia torres quadradas de 7 andares que representavam 6 planetas e o Sol, sendo esses possíveis de serem vistos da Terra.
                 Esse estudo não é muito claro, Um exemplo é o planeta Vênus, que por muito tempo foi considerado 2 planetas, que seriam “estrela da noite” Vésper e “estrela da manhã” Lúcifer.
            Já os sacerdotes babilônicos previam eclipses solares e lunares, interpretando-os como mensagens dos deuses. Eles também foram capazes de perceber a regularidade de alguns fenômenos assim como prevê-los, pela aritmética. Havia registros sobre os astros, fenômenos metrológicos e até políticos. Os babilônios não explicavam e até preferiam assim, para manter a soberania do poder do governante, tendo a imagem de defensor das grandes tragédias naturais. 

0 comentários: