segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Política - John Locke

Oi gente!! Bem pelas eleições que estão chegando decidi fazer alguma coisa sobre um tema mais ou menos haver com isso. Ta ai um pouco de política, com John Locke.

John Locke (1632-1704)

Foi um dos filósofos que se destacaram durante a Revolução Cientifica – iluminista do século XVII – inglês, grande opositor ao absolutismo e autor da frase:
“O Estado tem a função de garantir a segurança dos indivíduos e seus direitos naturais, como a liberdade e a propriedades”.
Segundo ele, no inicio da civilização só existia a lei natural, no inicio. Cada pessoa defendia sua própria lei para proteger seus direitos próprios, tais como a vida, liberdade e a propriedade.
Na sua obra Segundo tratado do governo civil Locke desenvolveu a teoria do governo limitado, em que o poder do rei era resultado do acordo entre o governador e os governados. Assim, a autoridade dos governantes estava subordinada à lei. Caso o governo não cumprisse seu objetivo e/ou abusasse de seu poder o povo teria direito de dissolvê-lo.
O parlamentarismo (poder legislativo) uma sociedade civil, uma constituição era a única forma para organizar a lei ( a natural) e acabar com os governos autoritários e aristocráticos.

0 comentários: