domingo, 6 de fevereiro de 2011

Vida e Obra - Pitágoras (não só exatas)

Vida e obra de Pitágoras

Pitágoras nasceu na Grécia antiga, na cidade de Samos, por volta de 571 a.C.-570 a.C. e morreu por volta de 500 a.C.-490 a.C. , e nasceu de pai rico, joalheiro Mnésarcnos e sua mulher Parthenis.

Seu nome foi escolhido em homenagem à sacerdotisa do templo da Apolo, pitonisa, que previa que ele seria uma pessoa que se destacaria.

Pitágoras foi possivelmente casado com Theano que também era matemática e filosofa grega, ela foi sua aluna, e deve ter assumido com suas duas filhas a escola pitagórica após sua morte.

Temistocléia foi mestra dele, ela era filosofa matemática e profetisa do templo de Apolo. Pitágoras adotou muitas de suas doutrinas, e sempre buscou conhecimento. Pela busca do conhecimento percorreu em trinta anos o Egito, Babilônia, Síria, Fenícia e talvez Índia e Pérsia. Após esse período voltou a Samos, mas logo foi para a ilha de Crotona no sul da Itália, uma ilha grega, onde fundou a escola pitagórica.

Considerada a primeira universidade, recebeu o nome em homenagem ao seu fundador, e seus seguidores, em geral outros matemáticos e filósofos eram chamados de pitagóricos. Algumas características:

- não comiam carne;

- acreditavam em reencarnação;

-não escreviam as descobertas, (por isso é difícil dizes se algumas descobertas são de Pitágoras ou de qualquer um de seus seguidores);

-acreditavam fervorosamente em seu mestre;

-o símbolo da escola era uma estrela de cinco pontas.

1-Pitágoras-música

Foi atribuído a ele, a descoberta que a altura do som está diretamente ligada com o tamanho da corda em oscilação (ex.: uma corda pequena gera um som agudo), também foi atribuído a ele a descoberta dos tempos de uma música.

2-Pitágoras-Astronomia

Ele acreditava na teoria geocêntrica, e com isso determinou que cada planeta tem sua própria orbita, e que os planetas não estavam separados por uma mesma distancia entre si.

3-Pitágoras- Religião ou seita

Acreditavam na reencarnação, para purificação da alma, e assim alcançar o divino, e que podia reencarnar como um animal, devido a essa crença não comiam carne.

4-Outras descobertas

Fez classificação dos números, como pares, impares, primos, compostos, amigos, perfeito, abundante, deficiente, o teorema que recebeu seu nome, entre outras.

2 comentários:

Redescrobrindo-se disse...

O que seria do mundo sem Pitógoras, ele era o gênio da sua época. A matemática não seria nada sem ele, e sem a matemática não haveria cientistas que criaram os computadores e sem computadores não haveria blogs.

Henry Rosolini disse...

e com a técnologia trazida pela matematica podemos viver em um mundo cheio de infelicidade e em extição, cercados por morte e presos pelas regras sem nenhuma liberdade ^^ super... saiba viver esqueça a lógica aprenda a amar e ser instintivo ;)